Home » Tipos de Câncer » O que é o câncer?
O que é o câncer?

O que é o câncer?

Nosso organismo é constituído de células, elas existem no pulmão, no estômago, na garganta e em várias outras partes do corpo. Todas as nossas células se reproduzem e crescem para repor as que se desgastam e morrem com o tempo, e isso ocorre de forma ordenada e previsível, com uma taxa de divisão celular conhecida para cada setor. Quando esta sequência se desregula e as células se proliferam de forma rápida e descontrolada, poderá surgir um tumor. Este nada mais é que um aglomerado de células, gerado por uma irregularidade no ciclo vital celular.

Existem os tumores benignos e malignos. Os malignos, que são conhecidos pela designação genérica do câncer, se caracterizam por crescer de forma mais agressiva, chegando a comprometer a região onde se localiza e também invadindo outros tecidos, podendo ocasionar a morte do paciente.

Tratamento do câncer

Tratamento do câncer

Uma vez instalada essa transformação maligna numa célula, ou em um grupo de células suficientes para desencadear um quadro de doença cancerosa, não há como convertê-las novamente em células normais e saudáveis. Nos resta então a alternativa de remover ou destruir estas células, da forma mais completa e segura possível. Sendo assim, a cura da doença será a erradicação de todas essas células malignas do corpo do paciente.

E para isso, dependendo de onde estão essas células, existem alguns procedimentos básicos já bastante conhecidos. Que são:

Modalidades para manejo da enfermidade cancerosa Procedimentos básicos

Cirurgia (radical ou paliativa)
Quimioterapia (oral ou injetável)
Radioterapia (diferentes regiões do organismo)
Imunoterapia (oral ou injetável)
Associações (Cirurgia + Quimio, Cirurgia + Radio, etc)
Procedimentos auxiliares
Radioablação
Embolização

Veja também


Subir a página